Ambiente corporativo: saiba a importância de mantê-lo saudável

Ambiente corporativo: saiba a importância de mantê-lo saudável

Ambiente corporativo: saiba a importância de mantê-lo saudável

Além da cultura da empresa e seu ambiente corporativo, outros fatores são observados durante a busca por um emprego, a com certeza não devem ser deixados de lado. Aliás, estes itens podem ser, muitas vezes, considerados como determinantes para seu sucesso profissional e felicidade no trabalho. Hoje em dia, podemos encontrar empresas que possuem um ambiente jovem e descontraído, enquanto outras costumam ser mais sérias e formais. É a sua identificação com este tipo de ambiente que fará a diferença na maneira como você atuará na vaga desejada.

Então, saber escolher o ambiente corporativo que mais se encaixa no seu perfil profissional além de ser imprescindível para o sucesso pretendido na empresa ajuda a alimentar a sua motivação.

Ambiente corporativo: o que considerar na busca por um emprego

A comunicação verbal e não verbal são fatores decisivos que determinarão se você consegue enquadrar se bem em um novo ambiente corporativo. A forma como você se comunicará em seu novo local de trabalho não só afetará seu relacionamento profissional com seus colegas, como também poderá influenciar seu desempenho no trabalho, positiva ou negativamente.

Portanto, é crucial não apenas perceber o ritmo de trabalho da organização, como também a forma como os profissionais se comunica e atua para que você consiga se enquadrar com maior rapidez e precisão. Não tenha receio de questionar o responsável ou seus colegas de trabalho sempre que se sentir deslocado, tiver dúvidas ou não estar a par de uma questão.

Portanto, para evitar complicações em uma entrevista de emprego ou nos primeiros dias em uma nova empresa, procure se manter atualizado sobre os seguintes itens:

  • Saiba qual é o código de vestimenta da empresa. Jamais corra o risco de não se apresentar de um jeito formal, caso seja essa a regra da organização. Verifique com antecedência (por meio de pesquisas no site da empresa ou perguntando para pessoas que trabalham no local) se o dress code dali é formal ou permite um certo nível de informalidade;
  • Entenda os valores e o objetivo da empresa. Antes de aceitar qualquer emprego, entenda quais são as perspectivas futuras da empresa e como seu cargo contribuirá para que esses objetivos sejam cumpridos;
  • Analise a forma de comunicação e organização de trabalho. Cada ambiente corporativo tem seu ritmo e forma de trabalhar distintos. Logo, você deve ter o cuidado de entender como pode atuar na equipe com eficácia;
  • Ter participação ativa e saber como criar relacionamentos. Caso esteja trabalhando com muitos profissionais, perceba se você possui abertura para desenvolver conversas relacionadas ao ambiente de trabalho. Além disso, analise a reação de seus colegas sempre que se tornar mais participativo e ativo na reunião, faça reuniões de brainstorming, entre outros.

Conheça os diferentes tipos de ambiente corporativo que poderá encontrar

Os avanços tecnológicos e comunicacionais estão fazendo com que os diferentes tipos de ambientes corporativos evoluam. Um exemplo disso é o tele trabalho: um novo ambiente empresarial em que os profissionais, a longas distâncias, conseguem se organizar e se comunicar, desenvolvendo hábitos e práticas que, até pouco tempo, eram impensáveis.

Por isso, com a evolução dos ambientes corporativos, sobretudo com o impulso crescente de softwares, plataformas online e tecnologias comunicacionais, é importante que você conheça o que poderá encontrar em um novo emprego. Ter este cuidado de conhecer o ambiente corporativo adotado pela empresa terá um impacto direto em sua adaptação, comunicação e resultados profissionais.

Veja alguns dos ambientes corporativos que estão presentes em uma maioria significativa de empresas e organizações nacionais e internacionais:

Empresas cuja equipe está em primeiro lugar

 Desde a entrevista de emprego, você rapidamente entenderá que o foco desta empresa não são suas habilitações ou passado profissional, mas sim seus componentes sociais e a maneira como responde às questões. Este tipo de empresas prioriza a paixão e motivação dos profissionais que contrata, deixando para segundo plano suas capacidades para o cargo. Neste caso, não esqueça de justificar sua paixão pelo cargo em aberto, dando motivos para você ser contratado.

Empresas com cultura de “elite”

Este tipo de ambiente corporativo é muito comum em startups. Isso ocorre porque o foco das contratações está direcionado para pessoas que são líderes natos, apresentam mentalidade muito proativa e possuem facilidade para resolução de problemas, além de oferecerem sugestões para o crescimento contínuo da empresa.

Cultura empresarial mais tradicional

Em muitas organizações você encontrará um ambiente corporativo que ainda preza por uma estrutura formal – inclusive nas roupas – e que possui uma visão fixa na hierarquia da empresa. Este tipo de ambiente de trabalho pode ser facilmente encontrado em escritórios de advocacia, bancos, escritórios de contabilidade, entre outros.

Com um ambiente de trabalho progressista

As empresas estão cada vez mais se reinventando, o que inclui mudanças de estratégias, foco de negócio, ressignificação de setores e até fusões. Se gosta de um ambiente progressista e em constante transformação, ele pode ser perfeito para você. Na hora de contratar profissionais, essas empresas buscam por pessoas mais versáteis e que possuem boa capacidade de resposta às necessidades, além de fácil adaptação às mudanças.

A importância na felicidade no local de trabalho

Há um número crescente de estudos que realçam a importância da felicidade de um profissional em um ambiente de trabalho e a forma como isso impacta diretamente em seu desempenho profissional. Um funcionário feliz e realizado, com condições de evoluir em sua carreira, acaba produzindo mais e melhor, o que impulsiona os resultados da companhia.

Desta forma, ao procurar por seu novo emprego, leve em consideração estes pontos que determinam a cultura, felicidade dos profissionais e bem-estar geral da empresa:

  1. Cuidado na contratação de profissionais. Mais do que buscar por profissionais qualificados, uma empresa tem de buscar por pessoas que são compatíveis com os valores e objetivos da organização.
  2. Metas concisas e realisticamente otimistas. Busque por uma empresa que apresente objetivos concretizáveis. Além disso, ela deve incentivar seus profissionais para que deem o melhor de si, de acordo com suas habilidades.
  3. Comunicação positiva e feedback constante. Ter uma excelente comunicação empresarial é uma das bases do sucesso. Além disso, procure uma empresa cujo ambiente corporativo seja ativo e forneça feedbacks construtivos constantes sobre seu trabalho.
  4. Recompensa pelo trabalho. Dê preferência às empresas que reconheçam os esforços e a qualidade do trabalho de seus profissionais. A existência de jantares, passeios em equipe ou festas para comemorar o cumprimento de metas são importantes para estreitar o laço entre os colegas.
  5. Flexibilidade e respeito pelos profissionais. Uma empresa deverá tratar todos seus profissionais como pessoas e não os ver apenas como números. Verifique se suas vontades e necessidades são respeitadas no local de trabalho.
  6. Abertura para novas ideias, projetos e visões. Confira se a empresa ouve e leva em consideração as sugestões dadas pela equipe. Não há a menor dúvida de que uma empresa que ouve ativamente a avaliação de seus profissionais conseguirá crescer em um ritmo mais acelerado.
  7. Ambiente corporativo saudável e divertido.Uma empresa cujo ambiente é saudável certamente produzirá profissionais felizes com a função que ocupam. Logo, procure criar relacionamentos saudáveis com seus colegas, sempre dentro da política e cultura da empresa.

Ao levar esses pontos em consideração, você estará mais próximo de encontrar o ambiente corporativo que se adaptará melhor aos seus gostos, objetivos profissionais e de progressão de carreira. Jamais se esqueça de escolher um novo emprego que seja compatível com suas crenças, valores e propósitos.

O ambiente de trabalho é fundamental para seu sucesso profissional

Ao entender melhor o que esperar com relação ao ambiente corporativo em um novo local de trabalho, fica evidente que sua busca será muito importante para alcançar o sucesso profissional em curto e médio prazo. Ao aceitar trabalhar em ambiente que o atraia, você perceberá que a felicidade no trabalho vai muito além de ter um bom trabalho ou benefícios que valham a pena.

Portanto, caso sinta dificuldades em perceber quais são os valores, objetivos ou a cultura da empresa, não tenha receio de questionar seus superiores. Desta forma, você também poderá perceber se o local será compatível com suas habilidades profissionais e sua personalidade dentro e fora do local de trabalho.

Encare sua vida profissional como um todo e verifique como o ambiente corporativo na nova empresa poderá impactar diretamente sua saúde, bem-estar e felicidade. Não se esqueça de que um profissional realizado, apreciado e ouvido será também uma pessoa mais feliz e concretizada, tanto dentro quanto fora do local de trabalho.

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