7 dicas de como ser um vendedor de sucesso

7 dicas de como ser um vendedor de sucesso

7 dicas de como ser um vendedor de sucesso

Existem atributos e comportamentos em um processo de vendas, que podem determinar o quanto um vendedor será bem-sucedido. É claro que se preparar bem é um dos pontos importantes, mas não é o único. O mercado está cada vez mais dinâmico, e as exigências para suprir as expectativas do cliente não se resumem apenas às experiências práticas dos vendedores.

Para vender, é preciso que a equipe de vendas tenha competências que possibilitem o fechamento da venda, mas que também proporcionem um relacionamento de credibilidade e confiança entre o cliente e a empresa.

Se o vendedor não consegue demonstrar os benefícios que irão ajudar o cliente a acabar com uma dor ou uma necessidade, o preço deixa de ser um problema. Agora, se o vendedor não consegue mostrar de que maneira o item pode ser verdadeiramente útil para o consumidor, ele vai achar que está caro! Não importa o preço na etiqueta.

Nunca se esqueça:

QUALQUER PRODUTO SE TORNA CARO QUANDO NÃO É ÚTIL PARA QUEM O COMPRA!

Homem comemorando

Conhecimento pode ser adquirido, através de cursos e treinamentos, e é importante que nós nunca deixemos de aprender. Entretanto, as atitudes estão relacionadas a aspectos mais comportamentais e é fundamental ter algumas no momento das vendas.

Vejamos agora, 7 dicas e atitudes que todo vendedor precisa ter e fazer e galgar ao sucesso:

1. Paciência

Aliada número 1 de um bom vendedor, a paciência ajuda que você enxergue o momento exato de pedir a venda. Se você faz isso, vai conseguir vendas que nenhum de seus concorrentes conseguem. Quando você lida com muitos clientes ao mesmo tempo, é normal que você tenha pressa em obter as respostas e fechar logo contratos. Entretanto, devemos entender que o processo de tomada de decisão é diferente para cada um deles.

Não seja aquele vendedor que fala demais na tentativa de impressionar o cliente ou vencê-lo pelo cansaço. Essa tática até pode funcionar com algumas pessoas, mas não é um bom modelo a seguir. Mais importante é aprender a ouvir o que os clientes têm a dizer. Ouça atentamente suas dúvidas, problemas, objetivos e então responda com algo relevante.

2. Entusiasmo

Seja um especialista nos produtos que vende! Não há como ter sucesso em vendas sem entusiasmo. Para se manter entusiasmado, coloque em prática o seu desejo de ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas e, assim, criarem mais riqueza e sucesso para todos.

Isso porque afeta diretamente a sua motivação e produtividade. Se você falar com um cliente sem entusiasmo, as chances de o cliente efetuar a compra vão cair drasticamente.  Você precisa ter vontade durante todo o processo de vendas, mostrar com o brilho nos olhos os produtos e, principalmente, como eles podem melhorar a vida do seu cliente.  Afinal, o entusiasta demonstra uma grande paixão por aquilo que faz. Quer que os seus clientes sintam o mesmo que você? Então é necessário ter entusiasmo desde o primeiro contato.

3. Conheça seu produto

Busque sempre saber mais. Conhecimento é uma das vertentes da competência, é possuir sabedoria teórica e técnica sobre algum assunto. A atitude que o vendedor precisa ter, no entanto, está relacionada a capacidade de aprendizado. Adquirir conhecimento é extremamente importante, e o vendedor deve estar disposto a isso.

O tipo de conhecimento pode variar de acordo com a os produtos ou serviços que são vendidos. Mas uma coisa é certa: quanto mais você souber sobre o seu nicho, mais fácil será efetuar as suas vendas. Isso também significa estar bem-preparado para responder às objeções de vendas e manter-se atualizado sobre as últimas tecnologias e tendências dentro da sua área.

4. Empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outros, e é crucial que você saiba como fazer isso para aprender como ser um bom vendedor. Ninguém gosta de lidar com uma pessoa que só pensa nos próprios interesses e objetivos, e quando um vendedor não leva em conta a situação do cliente é exatamente essa imagem que passa. Vendedores de sucesso se colocam no lugar de seus clientes e buscam entender o que eles precisam, sem qualquer tipo de julgamento.

Procure sempre compreender:

– O que o cliente precisa e qual a solução;

– Quais os problemas e os desejos dos clientes;

– Como sua solução ajudará o cliente.

Os vendedores que são empáticos ouvem com atenção o seu cliente. Isso significa que eles entendem as suas dores e, por isso, conseguem oferecer as melhores soluções para resolver os seus problemas.

5. Comprometimento

Outro ponto é que os clientes precisam confiar que você está disposto a fazer o que for preciso (legal e eticamente) para que eles sejam bem-sucedidos. Por isso, enquanto vendedor, você deve acompanhar seu cliente, independente dos compromissos que tenha, até garantir que ele tenha feito a melhor escolha possível. Um bom vendedor não vai desistir até que esteja claro que não pode ajudar seu cliente.

Além disso, o vendedor precisa estar comprometido com ele próprio e com seu potencial cliente. Com isso, não demonstre desânimo e muito menos perca sua concentração com a situação. Esteja inteiramente ali e respeite o processo. Quando você fica (e se mostra) comprometido apenas consigo mesmo, você esquece de servir ao seu cliente. Por outro lado, se você se compromete apenas com o cliente, esquece a hora de parar, a hora de ceder e, até mesmo, a hora de dizer não.

6. Foco

“Foco é saber dizer não!” (Steve Jobs)

O foco é essencial em qualquer atividade que se realize, especialmente em vendas, pois se evita perda de tempo e dinheiro. Focar em algo é ser capaz de priorizar ações e tarefas que são primordiais para alcançar os objetivos previstos. Quando não há foco, o risco de desviar as ações para atividades desnecessárias cresce exponencialmente. Em vendas, o vendedor precisa exercer uma série de tarefas em suas operações, caso não saiba priorizá-las, ou perca tempo com atividades diversas, possivelmente isso acarretará no resultado final do seu trabalho.

Foco é também saber dizer não para o que não for necessário. Um vendedor que tenha foco, diminui a perda de tempo e evita o acúmulo de atividades, por consequência perde menos oportunidades de negócio. Para ser um vendedor de sucesso é essencial ser orientado e saber como atingir metas. Isso o auxilia a desempenhar melhor suas atividades e até mesmo a analisar suas prioridades. O seu tempo vale muito dentro da empresa. E ser vendedor também significa ser organizado, afinal, são diversas atividades a serem desempenhadas diariamente. Apenas com foco é possível fazer tudo.

7. Estabeleça metas

Os vendedores de sucesso sabem o que querem e quando devem atingir cada uma de suas metas. Se você trabalha para uma empresa, provavelmente, seu departamento comercial já estipula metas. Mas nada impede que você defina seus objetivos pessoais. Para isso, lembre-se de usar a metodologia SMART.

Cada meta deve ser S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Portanto, estabeleça objetivos em longo prazo, para nortear o seu caminho, e defina quais metas devem ser atingidas em prazos curtos para que você alcance o objetivo final.

Dica extra: priorize o bom relacionamento com os clientes 

Construir uma relação com base na confiança e priorizando sempre a satisfação é essencial para que você consiga se conectar com ele e, por fim, fidelizar seus clientes. E não se esqueça: o seu trabalho não acaba com a finalização da venda. É importante fazer um follow-up e ver se o cliente está satisfeito ou até mesmo de quais outras maneiras você pode ajudá-lo.

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