5 dicas para o seu controle de contas a receber

5 dicas para o seu controle de contas a receber

5 dicas para o seu controle de contas a receber

A principal função da administração de contas a receber é estabelecer uma política de crédito dentro da empresa, que esteja ajustada à disponibilidade de capital de giro e às necessidades de financiamento do cliente. O controle ideal de recebimentos ajusta as possibilidades internas (capital de giro) às solicitações externas (clientes). Para que uma empresa possa implantar uma política de crédito que não comprometa o seu capital de giro, ela necessita dos elementos fundamentais que dão suporte à política: o desenvolvimento de fontes de informações e os métodos de análise destas.

Por essa razão, é muito importante que gestores, líderes e empreendedores estejam cientes do impacto que a gestão financeira tem para os rumos de uma empresa, buscando sempre se informar e se aprimorar nesse aspecto, a fim de que tenham mais conhecimento e habilidade para gerenciar esse importante pilar dos negócios.

Diante da relevância que esse tema tem no contexto empresarial, preparamos este artigo destacando 5 formas para sair da inadimplência e desenvolver uma gestão financeira eficiente dentro de uma empresa.

Quais são as causas do endividamento das empresas?

Antes de falarmos sobre como tirar uma empresa do vermelho, é muito importante que saibamos quais são os principais motivos que levam um negócio à temida e prejudicial situação de inadimplência. Já adiantamos, nesse sentido, os motivos que ocasionam essa situação podem ser diversos.

Por isso, é muito importante estar atento a cada um deles. A seguir, listamos alguns dos principais causadores do endividamento de empresas. Acompanhe:

  • Falta de conhecimento: Como se sabe, gerir um empreendimento, hoje, é uma tarefa altamente técnica, dada a alta competitividade existente no mercado e a diversidade de normas, regulamentos, expedientes contábeis e variáveis que precisam ser acompanhadas com muito rigor, especialmente no estágio inicial de um negócio.
  • Ausência de um planejamento estratégico para o negócio: O planejamento estratégico é o ponto de partida de uma empresa. É a partir dele que se planeja o seu futuro, definindo a trajetória, as metas, as estratégias mais alinhadas e a forma como os recursos disponíveis serão utilizados para que os objetivos sejam alcançados.
  • Desorganização na gestão das informações: Ter controle sobre os ativos e passivos, entradas e saídas de capital, custos fixos e variáveis, além de outros pontos que interferem nas finanças da empresa é primordial.

Agora que você já conhece alguns dos principais causadores do endividamento de empresas, podemos avançar e falar sobre como reverter essa situação e colocar o negócio para operar de forma saudável, livre da inadimplência.

Adiante, listamos 5 boas práticas que podem contribuir com a gestão financeira da sua empresa, minimizando bastante os riscos de endividamento. Continue a leitura e confira!

1. Identificar as dívidas

Se o objetivo da empresa é sair da situação de inadimplência, é preciso antes entender contra o que se está lutando. Ou seja, antes de qualquer decisão, é altamente recomendado que os gestores e líderes identifiquem as dívidas, até para que possam ter uma noção mais concreta sobre a real saúde financeira do negócio.

Essa é uma etapa importante, pois a depender da natureza da dívida, diferentes medidas poderão ser tomadas. Por exemplo, se a empresa tem dívidas em aberto com o Fisco, existem programas de parcelamento de débitos tributários e fiscais. Essa pode ser uma alternativa interessante para se evitar o agravamento da dívida.

2- Estabelecer metas e monitoramento financeiro

Entender melhor como os recursos financeiros estão sendo aplicados e, principalmente, se estão surtindo os efeitos desejados, é muito importante. Isso porque, se o objetivo é equilibrar o orçamento, é essencial que o dinheiro seja empregado da forma mais estratégica, priorizando atividades e realizando os cortes que forem necessários.
Vale lembrar que é preciso fazer uma análise aprofundada antes de decidir por cortes, para que não faltem investimentos em áreas fundamentais para a empresa, como compra de insumos. Também não vale a pena reduzir custos com áreas que costumam trazer resultados positivos para o negócio, como marketing, ou ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade de funcionários.

3- Você tem que cobrar

Não tenha medo de cobrar; se você prestou um serviço ou vendeu um produto é seu direito receber. O cliente não pode ficar menos ou mais satisfeito porque você está fazendo o papel de o cobrar caso ele atrase o pagamento. Não hesite em o fazer. Se o cliente ficar irritado com uma cobrança, talvez não seja exatamente interessante mantê-lo, pois certamente os atrasos ou a falta de pagamento serão frequentes.

A cobrança, quando o prazo é ultrapassado, é importante, mas às vezes também basta uma lembrança próxima ao dia do vencimento da conta. Alguns clientes, sem má-fé, simplesmente esquecem de pagar, seja por desatenção ou falta de organização.

4- Dê vantagens a quem pagar antecipado

O melhor para sua empresa é receber o pagamento de forma antecipada. Mas por que um cliente pagaria mais cedo se ele não obtém nenhum ganho com isso? Por isso, ofereça vantagens para os clientes que pagarem em dia e – mais ainda – para os que pagarem antecipadamente.

Organização é a chave para controlar as contas a receber. Essa atitude irá ajudá-lo a verificar o dinheiro em caixa e conhecer como os clientes pagam.

5- Seja organizado

Para ter um bom controle das contas a receber o primeiro mandamento é ser organizado. Você precisa saber exatamente qual é o vencimento de cada conta, quanto poderá esperar em cada mês e de que forma serão realizados os pagamentos. Monitore também quais são os clientes que atrasam mais e quais costumam pagar com antecedência. Prepare-se para lidar com cada perfil.

É importante também ter uma rotina de emissão de cobranças. Para evitar atrasos de pagamento, o primeiro passo é não atrasar a cobrança, prática que infelizmente é muito comum em várias empresas.

O controle das contas a receber pode ser realizado por uma planilha ou até mesmo manualmente. No entanto, para evitar falhas de registros e agilizar o controle, uma boa dica é investir em um software de gestão financeira.

Além de facilitar o controle das contas, esses sistemas permitem o cálculo dos impactos da inadimplência sobre o negócio, o gerenciamento de contratos, emissão de relatórios de desempenho financeiro do negócio e muito mais!

Fazer o controle de contas a receber é fundamental para a saúde financeira da empresa, permitindo prever quais dias são melhores para realizar pagamentos, controlar as inadimplências e oferecer condições mais vantajosas para os clientes fidelizados.

A boa notícia é que os gestores não estão sozinhos na hora de fazer o controle de contas a receber. A tecnologia é uma importante aliada nessa tarefa! Quer saber como? Experimente a nossa plataforma do Total Bank. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o nosso serviço www.supplymidia.com.br .

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