5 dicas para melhorar seu processo de logística

5 dicas para melhorar seu processo de logística

5 dicas para melhorar seu processo de logística

Entregar mercadorias vendidas dentro do prazo seguindo as normas de proteção e segurança e com a qualidade prometida, são detalhes fundamentais para que a companhia se mantenha firme no mercado. A logística de uma empresa é um dos fatores principais que mais impactam a satisfação do cliente ou comprador.

Para se destacar diante da concorrência, é fundamental que todo o processo logístico esteja alinhado com os demais setores da empresa e busque sempre o aumento da performance e da satisfação do cliente.

Melhorar o processo de logística por meio de um planejamento eficiente, garante resultados visíveis, reduzindo custos, desperdícios e integrando os vários setores da empresa a fim de uma produção mais rápida e sustentável. Você pode conseguir um aumento de produtividade por tempo maior, usando dos recursos de maneira estratégica para reduzir seus gastos, aumentando seu lucro.

Separamos neste post 5 dicas para melhorar o processo logístico de uma grande empresa. Confira e veja como garantir bons resultados e diminuir os custos!

1 Desenvolver rotas de entregas

A roteirização é um processo logístico que busca a definição prévia do roteiro a ser seguido nas entregas. Através de levantamentos de rotas e dados estatísticos monta-se o melhor itinerário a ser seguido nos processos de frete. A roteirização busca otimizar as entregas de acordo com o número de veículos disponíveis para o serviço, a quantidade de pedidos e o custo operacional.

Desenvolver rotas de entregas possibilita uma redução das distâncias percorridas, diminuição do tempo gasto, economia de combustível e o melhor uso da frota. Resultando na redução dos custos operacionais e maior satisfação do cliente.

2 Trabalhar alinhado com os fornecedores

É fundamental conhecer todos os fornecedores e seus respectivos processos. Qualquer falha de produção ou de distribuição deles pode impactar significativamente sua empresa e suas entregas aos clientes e consumidores finais.

Para evitar essas situações é necessário manter o contato contínuo com fornecedores e trabalhar de forma alinhada com cada um deles. Em caso de problemas inesperados será mais fácil encontrar uma saída ou uma solução que impacte o mínimo possível à operação da sua empresa.

3 Monitorar as entregas

Para melhorar o processo logístico da empresa é preciso conhecê-lo, correto? A melhor forma de acompanhar é através do monitoramento das cargas e das entregas. Desta forma é possível detectar facilmente falhas e gargalos na logística da empresa. Além disso, consegue-se ter maior controle sobre as entregas evitando roubos, extravios, desvios de rota e atrasos.

4 Utilizar a técnica FIFO no estoque

O FIFO (First In, First Out) ou Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) é uma técnica que estipula uma sequência lógica para todas as movimentações no estoque, independentemente do produto ser um insumo, uma matéria-prima, uma mercadoria ou produtos acabados.

De forma simplificada o First In, First Out determina que o primeiro lote que chega ao estoque da empresa deve ser o primeiro a sair ou ser enviado para a produção ou para ser entregue ao cliente. Esta técnica reduz significativamente as perdas, evita que a validade de produtos perecíveis seja extrapolada, possibilita melhor organização de espaço, reduz o custo operacional e aumenta a eficiência da empresa.

5 Use um único software de gestão para a cadeia de suprimentos

Escolher um software é um dos pontos mais importantes para sua gestão. O Totalfor é um software completo da Supply Midia, integrado para melhor organização dos seus fornecedores. O Totalfor é um portal de fornecedores e antecipação completo, simples e flexível para publicar e consultar informações e comprovantes, assinar documentos, negociar recebíveis e agendar entregas, tudo de forma eletrônica, reduzindo custos e mantendo a cadeia de abastecimento eficiente. Utilizar um software que otimize seu tempo, garante mais eficiência e agilidade nos processos, além de minimizar possíveis erros humanos e situações inesperadas.
Trabalhando em conjunto, com isso todos os serviços prestados serão de maior qualidade, resultando na maior satisfação do cliente.

Vantagens

Melhorar o processo de logística por meio de um planejamento eficiente, garante resultados visíveis, reduzindo custos, desperdícios e integrando os vários setores da empresa a fim de uma produção mais rápida e sustentável. Sua empresa pode conseguir um aumento de produtividade por tempo maior, usando dos recursos de maneira estratégica para reduzir seus gastos, aumentando seu lucro.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) reflete em um aumento de sua eficiência e, por consequência, no aumento da satisfação de seus clientes.

Por isso, vale estar sempre monitorando as atividades de seus fornecedores, garantindo sua eficiência, sua capacidade produtiva e seus bons resultados, resguardando assim qualquer erro vindo de fora da organização.

Para que uma organização se mantenha no topo, ela precisa estar sempre atenta não somente ao seu ambiente interno, mas também a todos aqueles envolvidos de alguma forma em seu processo produtivo, fazendo as devidas adequações e inclusive substituições, quando necessário.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos referentes a gestão do seu negócio, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as dicas e novidades do mercado corporativo https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.