Atenção consumidores: novas regras do cartão de crédito

Atenção consumidores: novas regras do cartão de crédito

Atenção consumidores: novas regras do cartão de crédito

Visando reduzir os juros do cartão, no início desse ano o governo anunciou novas regras para tal modalidade. Uma delas prevê que o rotativo poderá somente ser usado até o vencimento da fatura seguinte. Desta forma, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão por um mês, já que na próxima fatura o banco não pode mais rodar a dívida. As alternativas são: ou o cliente paga o valor total ou ele precisa parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato.

Segundo informações divulgadas pelo Banco Central no fim de outubro, a taxa de juros do cartão de crédito, uma das mais caras do mercado, apresentou uma queda expressiva, seis meses após o início da vigência das novas regras. O juro recuou 65 pontos em setembro, somando 332,4% ao ano, menor taxa registrada desde janeiro de 2015.

Com essa redução, nesse período os juros do cartão de crédito se aproximaram da taxa média cobrada pelos bancos no cheque especial. Segundo especialistas, o melhor a se fazer é deixar o rotativo do cartão e o cheque especial para serem utilizados somente em momentos de máxima emergência e por um prazo bem curto, devido ao seu custo alto.

E ainda, aconselham que os clientes bancários substituam essas modalidades por alternativas mais baratas, como, por exemplo, o crédito consignado, onde as parcelas do empréstimo são descontadas na folha de pagamento.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.